sexta-feira, 17 de julho de 2009

Educação e apoio familiar

"É porque não existe uma arma mais forte contra a desigualdade e não há melhor caminho para as oportunidades do que uma educação que pode desbloquear o potencial dado por Deus a uma criança." - Barack Obama, em discurso no centenário da mais antiga associação que luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês).

Brilhantes palavras do presidente Obama. Ele faz menção a termos como "mentalidade" e "atitude":
"Precisamos de uma nova mentalidade, um novo conjunto de atitudes -- porque uma das mais duradouras e destrutivas heranças da discriminação é o modo como nós interiorizamos um sentimento de limitação, assim como muitos em nossa comunidade passaram a esperar tão pouco de nós mesmos"
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u596188.shtml > Acesso em 17.07.2009, às 6h53).

Possuir uma mentalidade e atitude favoráveis é imprescindível a qualquer pessoa. Significa cultivar bons pensamentos e sentimentos, que acarretem positivas ações e condutas. Representa crer em si mesmo e, de certa forma, na vida.

De outro lado, deve-se exterminar qualquer sentimento de limitação, assim como não se deve esperar pouco de si próprio, atitudes que denotam baixa autoestima, pensamentos negativos, pessimismo. Não é preciso dizer que tais mentalidades e atitudes em nada ajudam.

Nesse sentido, alguns indivíduos de espírito forte sabem tudo isso. E colhem sucesso na vida. Outros, porém, precisam ser orientados. Eis aí o papel dos pais e da base familiar na educação e formação de seus filhos. Essa lacuna infeliz é que traz muitos dos graves problemas sociais que conhecemos. Ensinar "boas mentalidades e atitudes" compete aos pais. Aos professores cabe "pegar o barco andando" e desempenhar sua atividade de ensino.

Sobretudo crianças e adolescentes precisam de exemplos, estímulos. O ideal é que esse incentivo venha de sua família; de sua mãe que lhe mostre o que é certo e o que é errado. Fundamental que os pais acompanhem o filho nos estudos, cobrando-lhe dedicação e comemorando seus bons resultados.


Um comentário:

  1. *Álvarooooooooooooooo !!! *

    *Como você está, menino ?! Tudo bem ?!

    *Olha, "tô dando um tempo" em relação ao

    nosso curso lá na U.H.B. !!!

    *Álvaro, falando deste texto aqui ... EDUCAÇÃO

    é tudoooooooooooooo !!! Sem educação não há

    evolução,saúde,paz ... e por aí vai !!!

    *Meu amigo, desejo-te uma alegre e produtiva

    semana de trabalho !!!

    *Fiques com Deus.

    *Beijosssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir